Guitarra Clássica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guitarra Clássica


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Método para dar aulas de guitarra

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeSex Set 25, 2009 11:26 pm

Vou começar novamente a dar aulas e gostava de saber como vocês organizam as aulas, que métodos, estudos, peças, etc. utilizam nas iniciações e primeiros graus.
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
elias




Guitarra : Stanislaw Partyka
Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 39
Localização : Aljezur / Évora

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeSáb Set 26, 2009 8:22 pm

Afinal sempre vais dar aulas? Acho q fazes muito bem Wink
Eu começei esta semana, dei as duas primeiras tardes de aulas, tenho 8 alunos, 4 do segundo grau, e 4 que estão no primeiro grau, mas na realidade é iniciação também, porque não sabem tocar ainda...

Tá visto que até agora é uma experiencia muito pequena, portanto não vou poder ser de grande ajuda, mas vou tentar na mesma:
-antes de mais nada, arranja o programa do 1º e do 2º grau, aquilo é um monte de peças e estudos de todos os géneros, minimamente bem organizados e agrupados, de diferentes niveis de dificuldade mas dentro do nivel de cada grau.
-dependendo do sitio onde dás as aulas, tens de ter em conta o objectivo, ou seja, as matrizes das provas dos periodos, porque por norma há sempre um programa definido que pode incluir peças e escalas obrigatorias.
-falando em escalas, normalmente há umas folhas de técnica, de cada grau, que contém essas escalas. Precisas disso também.
-depois, para aqueles que estão no 2º grau, vais improvisando, na primeira aula fazes o aluno tocar uma ou mais peças que fez no 1º grau, e dependendo do nivel de tecnica e tudo que o aluno tiver, vais depois escolher uma ou mais peças novas a partir do tal programa. E a partir dai vais trabalhando com ele/ela e todo o resto vem naturalmente, vês as dificuldades q tem e ajudas, etc... convém arranjares uma folha para cada aluno, onde vais apontando os progressos (e tb a resposta a algumas perguntas que lhe podes fazer na primeira aula)...
Convém depois dar-lhe tb relativamente cedo a peça e escala obrigatória pois não sabes ainda se o aluno vai estudar bem ou nem por isso...
-os alunos q tens no 1º grau mas que fizeram iniciação, penso que podes proceder da mesma maneira.
-já aqueles de iniciação (ou pseudo-1º-grau lol), é mais dificil, porque começam por norma do zero...
o que eu fiz na primeira aula, foi mostrar-lhes como se sentam, como se segura na guitarra, onde colacam os dedos, braço, etc, etc, e dps arranjei alguma peça mt facil dentro do repertorio do 1º grau e fui lhes ensinando nota por nota, o primeiro compasso. Repetindo isso dps muitas vezes, e se corria bem, ainda mostrava o segundo compasso.
Depois se eles tinham guitarra, ficavam de ver isso em casa e trazer pra proxima aula.
O que tb fiz foi tocar-lhes músicas, para eles é fixe ouvirem alguém tocar (ou tentar lol) como deve ser.
Entretanto cheguei á conclusão que áqueles de iniciação irei ter de dar tb formação musical, pois aquelas aulas q eles tem em FM, progressam mt devagar...
E tb tem a vantagem de assim conseguires preencher mais facilmente o tempo da aula (acredita que 45 min para um miudo que ainda não sabe tocar nada, é um abuso desgraçado... ).
Por isso, já fiz uma folha (se quiseres, posso mandar-te isso) com as notas da guitarra e tal, para aprenderem as duas coisas ao mesmo tempo: leitura de notas e leitura na guitarra.
Faltam me agora mais umas cenas q vou inventar lol, como uns exercicios basicos para treinarem os dedos mesmo antes de saberem ler notas ou as peças, cenas de ritmo, etc...

Já agora, se alguém mais experiente vier aqui e ler isto tudo, e tiver umas dicas, tb eu agradeço! Smile
Porque embora eu acredite que me vá conseguir desenrascar sozinho, é sempre bem mais fácil se tivermos a ajuda de alguém já experiente.

Quanto a tudo o mais, vais aprendê-lo na prática...
Boa sorte e força nisso! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/joydivision777
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeSáb Set 26, 2009 8:38 pm

Obrigado Elias!
A minha principal dúvida é quanto ao programa que existe para os primeiros graus (peças,estudos,etc.) porque os meus primeiros anos de guitarra não foram segundo os padrões da guitarra clássica e, como tal, não estou muito por dentro daquilo que existe e é usado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
Filipa Pinto Ribeiro

Filipa Pinto Ribeiro


Guitarra : Jannis Paleodimopoulos
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2009
Localização : Ericeira

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 12:04 pm

Existe um método muito bom para iniciação do Kleynjans (não me lembro do nome) e tens também outro do Juan Muro. Eu prefiro o do Keynjans pois trabalha primeiro todas as cordas soltas e não se desenvolve apenas com melodias, mas sim com melodia e acompanhamento! Depois existem os livros Guitar Series, que vão desde a iniciação ao 8º grau, e que têm peças muito interessantes, de vários períodos e níveis de dificuldade!

Espero ter ajudado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.myspace.com/filipapribeiro
João Mascarenhas




Guitarra : Alhambra 11p
Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 33
Localização : Portimão/Lisboa

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeSex Jul 16, 2010 6:48 pm

Para a iniciação recomendo o "The Cristopher Parkening Guitar Method". Tem de tudo, desde postura, constituição, como colocar os dedos, como colocar as cordas, exercícios e até um pouco da história do instrumento.
Em relação a peças e estudos tenho a colecção da Trinity Guildhall desde o "Initial" ao "Grade 5". Tem obras desde os compositores mais conhecidos a alguns menos conhecidos. Sei também que o meu professor Paulo Galvão tem um pequeno livro para duos professor-aluno para iniciação chamado "Toca comigo", se não me engano. No entanto é como diz o Elias, depende do sítio onde estás a dar aulas.
Para a técnica: "Pumping Nylon" do Scott Tennant, mas talvez seja um pouco mais avançado.


Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
João Mascarenhas




Guitarra : Alhambra 11p
Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 33
Localização : Portimão/Lisboa

Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 2:21 pm

Filipa Pinto Ribeiro escreveu:
Existe um método muito bom para iniciação do Kleynjans (não me lembro do nome) e tens também outro do Juan Muro. Eu prefiro o do Keynjans pois trabalha primeiro todas as cordas soltas e não se desenvolve apenas com melodias, mas sim com melodia e acompanhamento! Depois existem os livros Guitar Series, que vão desde a iniciação ao 8º grau, e que têm peças muito interessantes, de vários períodos e níveis de dificuldade!

Espero ter ajudado!

Boa tarde Filipa

Sabes onde posso arranjar esses métodos?
Até à pouco tempo não conhecia as peças para iniciação do Kleynjans e achei-as muito interessantes.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Método para dar aulas de guitarra Empty
MensagemAssunto: Re: Método para dar aulas de guitarra   Método para dar aulas de guitarra Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Método para dar aulas de guitarra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo guitarra Antonio Raya Pardo(guitarra de concerto)
» Aulas Particulares
» Professor particular para aulas em Lisboa
» Aulas Abertas - Masterclasses gratuitas - Universidade de Aveiro
» O seu dia a dia com a guitarra ...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guitarra Clássica :: Outros :: Partilha de conhecimentos-
Ir para: