Guitarra Clássica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guitarra Clássica


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O seu dia a dia com a guitarra ...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeDom Set 13, 2009 10:07 pm

Ola a todos! Gostaria de falar sobre o nosso ritual com instrumento do tipo como aquecem sem intrumento e com ele tambem, se tem exercicios que sejam praticados religiosamente, enfim o que estudam e porque.No meu caso tive a ajuda presiosa de um colega de outro forum que me ajudou ao ceder uma tabela de como orientar mais ou menos os estudos.Actualmente e depois de alguns exercicios sem instrumento faço um grupo de exercicios de M.Giuliani para a mao direita,depois tenho um grupo de exercicios cromaticos diferente para cada dia da semana,um exercicio de ligados para cada dia da semana e um exercicio de abertura ( alterando a combinaçao de dedos todos os dias) , e finalizo com uma escala maior e menor (Segovia).Nao disse pois julguei ser subentendido que faço algumas pausas entretanto .E depois vou para as peças que estou mantendo ou melhorando. Se algum colega desejar aconselhar algo ficarei grato. Aproveite e falem um pouco do vosso dia a dia. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Moritz

Moritz


Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 4:12 pm

Quanto a mim, tento manter em vista estes 3 aspectos fundamentais da técnica:

Escalas
Arpejos
Ligados

Dessa forma incluo sempre um pouco de cada, repartindo por duas horas. Aqueço inicialmente com a mão direita, muito devagar, tocando apenas as cordas soltas (6ª-1ª cordas: p p p i m a; 1ª-6ª cordas; a m i m i p) e vou também ajustando as unhas, concentrando-me no som. Quando já começo a "agarrar" as cordas começo a alternar a digitação e acelerar um pouco (80 bpm), fazendo a transição do aquecimento para o treino de arpejos.
Faço diferentes arpejos, como do estudo1 de Villa-Lobos, depois preludio 4 e 2, são bons arpejos para treinar, depois faço um grupo de exercicios dos 120 estudos para a mão direita do giuliani, como vêm separados no Pumping Nylon do Scott Tenant. Posso trocar este grupo por um conjunto de exercicios do caderno de mao direita do Carlevaro.
De seguida, faço 6 escalas do Segovia ou de outras digitações, com várias digitações diferentes de mão direita (imim, mimi, mama, amam, amiami, imaima, pima pima, pami pami, pmi pmi, pim pim, pm pm, pi pi) e vários ritmos diferentes.
Depois faço exercícios muito simples para ligados feitos devagar em que tento afinar a técnica o melhor que consigo, esta para mim é uma parte importante que preciso de treinar bastante.

Depois no fim, incluo também exercícios de barras e de rasgueados. Ao fim de duas horas estou exausto e só me apetece atirar a guitarra borda fora!
=)
Ir para o topo Ir para baixo
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeSeg Set 14, 2009 9:58 pm

Ola Moritz, obrigado por partilhares a tua rotina.Continuaçao de um bom trabalho. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeTer Set 15, 2009 2:49 pm

A minha rotina não é muita certa:

Se tiver mais tempo para estudar faço um aquecimento mais aprofundado com exercícios do livro 2 e livro 4 do Carlevaro para mão direita e mão esquerda, respectivamente. Se for um aquecimento/estudo técnico realmente bem feito, concentrado e com calma, levo cerca de 1hora para cada livro. Caso esteja apertado de tempo (ou sem paciência Laughing ), faço só algumas escalas.

Depois depende da fase da "época desportiva".Após a leitura,digitação e análise da(s) peça(s), começo a identificar e isolar passagens problemáticas. Quando elas estão identificadas, depois do aquecimento/técnica, começo a trabalhar cada uma delas a metrónomo e tento fixar objetivos para cada dia e semana (se uma passagem num dia sai limpa a 60, no outro começo nos 60 e subo até aos 62.No 3º dia começo nos 60 e subo para os 64. No 4º dia começo nos 62 e subo para os 66... por exemplo). Se numa peça tiveres 4 passagens complicadas e se trabalhares desta forma cada uma delas, ao fim de 1/2 semanas vais ter os problemas praticamente resolvidos.IMPORTANTE: durante este tipo de estudo mantém sempre o ouvido em acção, não só pela questão da limpeza da passagem, mas também pela questão musical - direcção, dinâmicas, articulações,etc. tem que sair sempre tudo em cada uma das vezes que repetes.
Depois é começares a juntar tudo, certificar que está memorizado e tocar do inicio ao fim. No final vais ver o que não correu bem e trabalhas só isso. Voltas a tocar tudo e a corrigir os erros (que nesta fase devem ser minimos) e assim sucessivamente. A seguir é começar a tocar em público e a amadorecer as interpretações.

Durante este ano adoptei este método e garanto-te que dá frutos. Evidentemente que não segui sempre a rigor aquilo que disse, mas tento planear sempre bem o estudo para render ao máximo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
nunocachada




Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/10/2009

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeDom Out 18, 2009 6:00 pm

BAto 1 coadireita depois uma coaesquerda e nao é preciso mais nada..lololol
hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
nunocachada




Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/10/2009

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeDom Out 18, 2009 11:50 pm

hehehe.foi brincadeira sem mau gosto. Desculpa se me entenderam mal.
Não levem a mal. Eu sou brincalhao, nao mal educado.
Agora que ja me conhecem posso dar a minha opiniao.
Eu normalmente gosto de de aquecer com obras.lentamente e aumentando a velocidade gradualmente, dependendo do que vou estudar nesse dia. Tento simular normalmente o ambiente concerto e testo qual sera a melhor forma de aquecer sem gastar demasiada energia. Normalmente travo as cordas tb. Agora quanto a tecnica, costumo fazer muitas escalas, de todas as formas possiveis e imaginarias e uso o estudo 2 de villalobos para treinar o arpejo. basicamente é isto.Outros dias tiro para a leitura.
abraço e desculpem mais uma vez! hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeSeg Out 19, 2009 2:30 am

Laughing Ola Nuno, desculpa nao ter entendido como tal. Mas agora já te conheço melhor Laughing.Agora , interesante quando dizes ,"Eu normalmente gosto de de aquecer com obras.lentamente e aumentando a velocidade gradualmente, dependendo do que vou estudar nesse dia." pelo que percebi nao tocas todos os dias um repertorio que pretendes manter,ora estudas uma e notro dia outra , certo ??Digo isto porque se ficar dois dias sem tocar uma peça mesmo que já esteja relativamente controlada quando vou tocar sinto algumas dificuladades que já estavam ultrapassadas ... acontece o mesmo contigo ??Aqui nao percebi "Normalmente travo as cordas tb." referes-te as pausas ??Mais uma vez desculpa nao ter entendido a primeira mas para a proxima já sei Razz Gostei da tua rotina, abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
nunocachada




Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/10/2009

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeSeg Out 19, 2009 8:48 pm

marco compreendo o que dizes, mas eu acho que nao é necessario massacrar uma peça todos os dias da semana, ate porque pode ter efeitos nocivos na tecnica, ou seja, a tecnica ficar viciada so para aquela obra ou obras. Acho que devemos fazer um pouco de tudo. eu por acaso ate tenho facilidade a estudar as peças porque consigo memoriza-las, logo ganho um pouco de tempo e da me para fazer algo mais e aperfeiçoar passagens na hora. Qt ao meu estudo se queres que te diga depende.nao sei. Ate porque eu nao toco so reportorio erudito. Quanto a tecnica acho que a bbase de todo o desenvolvimento tecnico sao as escalas...coordenaçao e velocidade. consegue, corrigir a mao esquerda e tb a direita, etc. muita coisa. vai desenvolvendo porque eu ja nao sei o que dizer

Abraço
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeSeg Out 19, 2009 10:29 pm

Ola Nuno,o problema é que estou a ficar com uma carga pesada e nao sei o que deixar cair... alem da parte tecnica que faço (que explico em cima) tenho objectivos semanais que trago do conservatorio e tenho um pequeno repertorio que quero manter. Imagina , diariamente ,tecnica ,peças a manter , e objectivos semanais ...alguma coisa tenho que abrir mao.As peças que mantenho sao poucas D.Amelia, Canço del LLadre e Lagrima as principais que queria manter , tinha outras mas fui abdicando a medida que se foi tornando incomodo. Agora os objectivos semanais devo trabalhar todos os dias ??E a parte da tecnica tambem ? E as peças que quero manter ... como encaixo ??obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeTer Out 20, 2009 11:05 am

Marco

O que sugiro é que faças todos os dias técnica e que trabalhes os objectivos diários e semanais para o novo programa, no entanto, não precisas de passar o repertório antigo todos os dias, nem te aconselho a fazeres isso, por várias razões... Tenta, isso sim, uma vez por mês, ou algo assim, passar o repertório todo antigo... Um dia só para isso, em que o tocas todo, mas também trabalhas determinados pormenores de cada peça... Acho que é a melhor forma de conjugar tudo. Eu próprio me deparo com esse tipo de problema de gestão de tempo: tenho que estudar para a aula de guitarra, trabalhar técnica, estudar para mais de um grupo de musica de câmara e ainda, em certas alturas, rever programa antigo... É impossível fazer tudo todos os dias, por isso, tenho que arranjar forma de distribuir o trabalho por diferentes dias.

Nuno

Quanto ao teu primeiro post, só queria pedir que tivesses mais cuidado com as brincadeiras, pois para algumas pessoas pode ser considerado falta de respeito e pode criar distúrbios e problemas indesejados... e não queria ser obrigado a excluir post's, ou até mesmo usuários...

Boas guitarradas
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitimeTer Out 20, 2009 12:01 pm

Obrigado J.Diogo,vou seguir a tua sujestao .Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O seu dia a dia  com a guitarra ... Empty
MensagemAssunto: Re: O seu dia a dia com a guitarra ...   O seu dia a dia  com a guitarra ... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O seu dia a dia com a guitarra ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo guitarra Antonio Raya Pardo(guitarra de concerto)
» Recital de Guitarra
» Mudança de Paradigmas em relação a programas de concerto??
» História da Guitarra
» Mensagem de Boas Vindas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guitarra Clássica :: Técnica,Guitarras e Unhas :: Técnica, Guitarras, Construtores e Unhas-
Ir para: