Guitarra Clássica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guitarra Clássica


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Sociedade de Guitarra Clássica

Ir para baixo 
+3
marcoleal
Moritz
JDiogoLeitao
7 participantes
AutorMensagem
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeDom Out 18, 2009 8:57 pm

Já há muito tempo que tenho esta ideia na cabeça e julgo que chegou o momento de a partilhar convosco...

Temos que dar início à criação de uma sociedade/associação de guitarra clássica em Portugal, à imagem do que já existe lá fora, com especial intensidade nos EUA...

Não sei qual a situação da LEGATO, mas penso que ou já acabou, ou está completamente parada...

Nesta fase, em que o interesse pela guitarra está em expansão em Portugal, era bom que conseguissemos juntar os guitarristas portugueses, independentemente de escolas, professores, cidades de estudo, etc., de forma a criar mais actividade e dinâmica no mundo guitarristico português e para melhor acolher os novos amantes do instrumento que vão surgindo...

Sugiro-vos que façam uma pequena pesquisa na internet sobre Classical Guitar Societies para que percebem um pouco o funcionamento e as possibilidades/benefícios que a existência deste tipo de entidade pode trazer para nós.

Fica a ideia...
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
Moritz

Moritz


Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 11:37 am

A ideia duma associação portuguesa de guitarra clássica também já me passou pela cabeça!
Julgo que era uma óptima ideia com grandes vantagens para nós, é pena que nunca aconteça grande coisa por falta de actividade e de fé nas coisas, um modo bastante preguiçoso de viver..

Uma associação poderia ter grandes vantagens, reunir e cruzar informações sobre as diferentes escolas de música que ensinam guitarra, unir os guitarristas dispersos pelo país, dar a conhecer os cursos superiores de guitarra, organizar concertos e recitais para o desenvolvimento dos nossos guitarristas, organizar viagens a eventos no estrangeiro, criar condições para o desenvolvimento da guitarra clássica em portugal!

Para tal tem que se cativar o interesse de todos!
Ir para o topo Ir para baixo
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 12:23 pm

Sem querer ser indiscreto... corres o risco de na altura todos te aplaudirem e depois ... repara, aqui todos os colegas te aplaudiram pela a iniciativa ,mas na verdade tem dias seguidos em que nao existe uma unica mensagem nova... é pena .Longe de mim querer ofender alguem mas recordo-me que no forum Delcamp existia muitos portugueses e com uma enorme participaçao .Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 1:01 pm

Caro Marco,

Quando criei o fórum e quando sugeri a criação de uma sociedade de guitarra clássica não o fiz para receber aplausos, mas sim porque sentia necessidade disso e porque entendia e entendo que tal faz falta em Portugal, ou seja, os meus únicos objetivos foram os de tentar colmatar falhas que percebi que existiam no nosso universo guitarristico, tentanto assim dar o meu humilde contributo para o desenvolvimento da guitarra clássica em Portugal.Tomei a iniciativa e ninguém me pode censurar por isso...

No entanto, não posso tomar iniciativa pelas outras pessoas, nem tão pouco obrigá-las a participar neste projecto que é mais do que um simples fórum... Tenho feito o que posso para divulgar o fórum e para o manter minimamente activo, dinâmico, interessante e pedagógico, mas devo admitir que a minha motivação actual não é nem metade daquela que eu tinha no início... E isto acontece exatamente devido à fraca falta de resposta e de adesão ao fórum... É frustrante e desanimador ver o fórum sem mensagens novas dias seguidos e com apenas 44 membros (quando os guitarristas portugueses são,de certo, muitos mais)... Ver que só meia dúzia de pessoas é que está realmente activa, mas a verdade é que não nos podemos pôr a inventar tópicos ou escrever mensagens só para as estatísticas... e para que haja realmente interesse é necessário que cada um tome a iniciativa de partilhar algo, nem que seja a dizer que comprou cordas novas para a guitarra!

Aos colegas que têm estado activos peço que mantenham os esforços para não deixar morrer o fórum...
A todos os outros só peço o minímo de iniciativa...

Desculpem o desabafo, mas esta inércia e "deixa andar" tipicamente lusitana irrita-me...
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
Pedro Rodrigues




Guitarra :
Mensagens : 37
Data de inscrição : 13/09/2009

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 2:54 pm

Olá João,

É pena que o feedback não esteja a corresponder às tuas expectativas. Com o tempo, se se continuar a investir haverá mais participação.
Contudo, queria apontar aquilo que pode estar a causar essa pouca participação:
1- É necessário ver de onde se vem para melhor definir o caminho futuro. A mensagem inicial de participação no forum tinha frases como "..uma fase de viragem crucial com um aumento das actividades artísticas, o aparecimento de uma nova geração de guitarristas talentosos, de professores extremamente dedicados e competentes..". O evoluir do tempo traz este tipo de coisas naturalmente, agora.. como convite pode parecer um pouco desmotivador para pessoas com 20-30 anos de carreira. Não estou a ver nenhum professor a divulgar este forum a um com uma frase que subrepticiamente pesaria como "Vai lá ver este fórum que AGORA é que parece que há gente que sabe"
2- Os moderadores, devem moderar. Ver um moderador a promover a sua instituição ou o seu trabalho é quase igual ao panfleto publicitário que o restaurante indiano insiste em colocar na minha caixa de correio: fico sem vontade de lá ir. A autopromoção causa atrito e de futuro deve ser corrigida.
3- É um bocado irrelevante se este é o 1º Fórum ou não. Há vários em português que contam com a participação de muitos portugueses tendo a sua base no Brasil, França ou Nova Zelândia. Não interessa se é o primeiro (o que parece um bocado prosápia) mas sim se é tratado como um fórum interessante e educativo.
4- O condicionamento temático (já tinha referido isto) é excessivo. Não é melhor fazer dois-três grupos e dar liberdade aos posts? Além do mais, cada vez que quero ver se há algo novo, tenho de andar à procura das datas, ver os tópicos activos do dia (cuja duração é curta) e tudo isto junto não é nada prático. Os post devem ter a possibilidade de aparecer mais livremente.

E vou terminar de fazer de advogado do diabo pois convem dizer que gosto deste fórum.
Um abraço e nada de desmotivar que este tipo de coisas demora o seu tempo.
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pedrorodriguesguitar.com
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQui Nov 05, 2009 12:26 am

Pedro,

1- Nunca foi minha intenção desvalorizar, discriminar ou mesmo insultar o trabalho de todas as pessoas que se têm dedicado à guitarra clássica, muito pelo contrário. Lamento ter sido mal interpretado e espero que todas essas pessoas não se sintam indignados, mas sim que se aliem e se juntem a nós no fórum.Peço também que não enviem mais essa mensagem, para evitar males maiores.

2- Qualquer autopromoção que eu tenha feito foi, muito sinceramente, inconsciente e não intencional. Quanto à promoção de instituições, e no meu caso concreto, à promoção do curso de música da Universidade de Évora, penso tê-lo feito de forma correcta e, de resto, gostava que mais pessoas fizessem o mesmo relativamente a outros cursos em Portugal e lá fora...Lamento, mais uma vez, ter sido mal interpretado.

3/4- Tentei melhorar alguns aspectos do fórum, mas não percebo a questão dos tópicos activos do dia, nem como alterar a sua duração. Gostava de reforçar aqui o convite a quem percebe mais disto para me dar uma ajuda.
Espero realmente que se torne um fórum interessante e educativo com o máximo de pessoas inscritas e activas.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
Moritz

Moritz


Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQui Nov 05, 2009 11:44 am

Não vejo qual é o problema da autopromoção. A publicidade faz-se em todo o lado, e tem vindo a ter bons resultados.
E note-se que neste caso é bastante óbvio que não é para benefício próprio, mas para benefício da comunidade guitarristica em Portugal, se é que se pode dizer que existe uma comunidade, daí o valor que eu dou a este fórum.

Se a publicidade pode subentender pretensiosismo, isso pode ser discutível, no entanto, não devemos censurar iniciativas como esta.

Ter preconceitos acerca dum fórum que não tem nada a não ser boas intenções é que está errado, e para mais levá-lo como alguma forma de desrespeito para com quem tem anos e anos de carreira na guitarra clássica não passa de má fé.

Iniciativas como esta só são de louvar, e de apoiar, sobretudo vinda de um jovem guitarrista promissor como é o caso do João Diogo, que podia usar o tempo que gasta aqui a estudar mais, mas para além do tempo e empenho que o curso superior de guitarra lhe exige, ainda tem vontade e disponibilidade para criar uma iniciativa como esta.
Ir para o topo Ir para baixo
elias




Guitarra : Stanislaw Partyka
Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 39
Localização : Aljezur / Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQui Nov 05, 2009 10:40 pm

É perfeitamente normal um forum tão especializado ter alguma dificuldade em "pegar" no inicio da sua existencia.
Mas não quer dizer q não vá resultar. Por isso é q os users activos tem q fazer juntos o pequeno esforço de o utilizar com frequencia, q dps todo o resto acontece de forma automatica: fica melhor indexado no google, as pessoas dizem umas ás outras, dps com mais actividade mais pessoas atrai e logo há mais actividade, etc... efeito bola de neve Smile
Dificil é só mesmo no inicio... Se bem q mesmo dps de longa existencia ainda pode haver momentos mais complicados...
Sou admin num forum de carros, e apesar de ser razoavelmente grande, conheço bem tudo isto... Também de uma tentativa falhada q fiz há uns anos atrás quando abri um forum de electronica... Mas na altura apenas falhou porque não tive "fibra" e tempo para insistir... hoje em dia sei disso...

Mas pelo q vejo, acho q este forum tem futuro, sim senhor. Acho q a fase mais dificil já começa a ser ultrapassada...
Para comparação, vejam por exemplo o forum q a mafalda criou para o nosso curso de musica, esse ai sim é q não tá a resultar (e é pena...)... e começou na mesma altura...

Mas com isto já estamos longe no offtopic, ah pois é...! Laughing

Bora lá regressar ao tema do topico, ok? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/joydivision777
Pedro Rodrigues




Guitarra :
Mensagens : 37
Data de inscrição : 13/09/2009

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeDom Nov 08, 2009 1:16 am

elias:
totalmente de acordo

moritz:
a história da má fé teria sentido se não me tivesse sido comunicada directamente por essas pessoas com "anos e anos de carreira na guitarra clássica" e o que fiz foi meramente uma transmissão de informação. se não me interessasse não teria escrito e isso sim seria má fé.
mais simples e claro é díficil, se é melhor não se falar directamente das coisas então há qq coisa de errado

JD:
não há no porto um circulo de guitarra do norte que funciona como uma sociedade? sei que existe algo assim tb para a beira interior
é bom perguntar ao pessoal de lá em que moldes está ou não a funcionar

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pedrorodriguesguitar.com
Moritz

Moritz


Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeSeg Nov 09, 2009 3:17 pm

"moritz:
a história da má fé teria sentido se não me tivesse sido comunicada directamente por essas pessoas com "anos e anos de carreira na guitarra clássica" e o que fiz foi meramente uma transmissão de informação. se não me interessasse não teria escrito e isso sim seria má fé.
mais simples e claro é díficil, se é melhor não se falar directamente das coisas então há qq coisa de errado"

Caro Pedro,

Longe de mim querer censurar o que tu disseste, claro que deves falar directamente das coisas e transmitir o que achas e o que te disseram. nunca foi minha intenção censurar tais opiniões.
Eu só queria mostrar a minha opinião, não te queria faltar ao respeito.
Além disso, respeito-te e admiro muito o que tens feito como guitarrista e professor e tudo mais pela guitarra clássica, precisamos é de mais pessoas talentosas e empenhadas como tu (até porque te devo uma corda.. eheh).


Abraço, Moritz
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Rodrigues




Guitarra :
Mensagens : 37
Data de inscrição : 13/09/2009

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeSeg Nov 09, 2009 10:04 pm

e atenção que era uma corda de 250 euros!! lol!
um abraço

continuando:
descobri isto
amiP - circulo de guitarra do porto
Círculo de Guitarra da Figueira da Foz

alguma informação sobre estas associações?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pedrorodriguesguitar.com
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 1:55 am

Amigo Joao ,nao quis dizer nada disso...nem que querias aplusos nem que estivesse numa "deixa andar".Olha ,o que eu quis dizer foi que repares que o segundo tema mais abordado pelos usuarios foi o das sugestoes e melhoramento do forum.Longe de mim qualquer tipo de censura, quanto a isto nao duvides ,ok? Olha ,eu julgo que se tiveres como referencia outros foruns , nomeadamente o Delcamp e o Violao Org. nao é vergonha nenhuma pois eles existem e deviam ser uma referencia .Esta é a minha opiniao e tentei ser construtivo,repito, nao tive nem tenho intençao de ofender ninguem.Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 2:21 pm

Marco,

Não te preocupes... É mais do que saudável que as pessoas sejam sinceras e espero que este fórum seja um exemplo de liberdade de expressão e de crítica construtiva, pois só assim é que aprendemos e crescemos.
Quanto ao melhoramento do fórum, a verdade é que neste momento a minha disponibilidade já não é tanta e, por isso, não tenho muito tempo para aprender a gerir melhor o fórum...Volto a reforçar o pedido de ajuda na gestão no fórum!

Voltando ao tópico principal

Quanto à amiP, eu na altura da sua criação cheguei a ter a ficha para me inscrever como sócio, mas acabei por não a entregar. O professor José Pina foi o seu criador (que eu saiba foi, pelo menos, o seu impulsionador) e sei que o Rui Gama também estava envolvido. Agora não consigo encontrar, mas havia um fórum que era só acessivel aos sócios... Sei que em 2007 promoveu alguns concertos e em 2009 estava presente no plano de actividades da ESMAE, promovendo concertos dos alunos finalistas, salvo erro.

A verdade é que era e é (se ainda estiver em actividade), uma associação de carácter regional e "selectiva" com pouca dinâmica e divulgação... Não é, portanto, um exemplo a seguir, ainda que se possa tentar aprender algo com a sua experiência.

http://amip-circulodeguitarradoporto.blogspot.com/

http://ruigama.blogspot.com/

Quanto ao Círculo de Guitarra da Figueira da Foz não tenho nenhuma informação... Vou tentar saber algo com alunos do conservatório da Figueira...

A minha ideia era uma associação/sociedade de abrangência nacional. No entanto, uma cooperação com as associações locais existentes era um excelente início... O ideal seria, penso eu, uma associação com uma direcção central, subdividindo depois a associação em núcleos regionais, de forma a facilitar a realização de actividades e comunicação... Por exemplo: criar um Círculo de Guitarra em Évora, um círculo de Guitarra em Aveiro, um Círculo de Guitarra no Porto, um Círculo de Guitarra no Algarve, um Círculo de Guitarra nos Açores e Madeira, um Círculo de Guitarra em Lisboa, etc... Todos estes Círculos teriam as suas actividades independentes, mas estariam ligados à Sociedade de Guitarra Clássica, que seria responsável por coordenar todas as actividades e comunicações entre os seus membros...

Que sugestões dão?
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 11:53 pm

Falei com um colega da Figueira da Foz (o Rogério Jorge, para quem conhece) e ele não sabe de nada quanto ao Círculo de Guitarra da Figueira... Se houvesse algo desse género activo por lá de certo que ele saberia, por isso deduzo que já não esteja em actividade...
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
brnobre




Guitarra : Alhambra 4P
Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/11/2009

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeTer Nov 17, 2009 5:52 pm

Gente, desde já, volto a felicitar a ideia da criação do forum, e achei bom ser aqui discutidas ideias e conselhos que possibilitem a sua melhoração, no objectivo de vir a angariar mais utilizadores. Eu inscrevi-me hoje no forum, e tal como ja disse na apresentaçao, perguntei me a mim mesmo se haveria foruns que abordassem especificamente a tematica guitarra classica em portugal e fiquei satisfeito por ter encontrado. Cabe agora nao so ao administrador, como a todos os utilizadores do forum, participarem e espalharem a palavra. Comentem nos vossos cursos, conservatorios, com professores, etc.

Enquanto ao tema topico-fundamental, se aqui for dirigida uma iniciativa em relação á criação de uma associação, contem comigo !
Cumprimentos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Filipa Pinto Ribeiro

Filipa Pinto Ribeiro


Guitarra : Jannis Paleodimopoulos
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2009
Localização : Ericeira

Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitimeQui Jun 03, 2010 11:51 am

Confesso que não fazia ideia da existência de algum tipo de associações ou Círculos de Guitarra em Portugal (ignorância minha, entenda-se!). Penso que essa é uma ideia muito interessante, embora não seja fácil de concretizar.
Quanto ao fórum, infelizmente revejo-me um pouco naquilo que foi dito.. silent Acho que a iniciativa é muito boa e que, como tal, todos devemos contribuir para que o fórum não esmoreça, mas nem sempre tenho o tempo que gostaria para aqui vir e, confesso, achei interessante no início e depois, com o tempo, acabei por me esquecer... Embarassed Contudo, tentarei estar mais presente, pois penso que é nosso dever, enquanto guitarristas, apoiar estas iniciativas!!

Força!!

Filipa
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.myspace.com/filipapribeiro
Conteúdo patrocinado





Sociedade de Guitarra Clássica Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade de Guitarra Clássica   Sociedade de Guitarra Clássica Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sociedade de Guitarra Clássica
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guitarra Clássica :: Desenvolvimento da Guitarra Clássica :: Guitarra em Portugal: qual Futuro?-
Ir para: