Guitarra Clássica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guitarra Clássica


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Tópico das Cordas

Ir para baixo 
+5
Júlio António Gomes
Mafia777
christian schwengeler
JDiogoLeitao
elias
9 participantes
AutorMensagem
elias




Guitarra : Stanislaw Partyka
Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 39
Localização : Aljezur / Évora

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeSex Out 16, 2009 10:50 pm

Pessoal,
decidi abrir este tópico porque pode vir a ser útil para todos nós.
A intenção é falarmos aqui das diferentes marcas e tipos de cordas q estão no mercado, partilharmos as nossas experiencias pessoais com elas, e também os melhores sitios para as comprar.
Por fim ainda poderá servir para combinar "group-buys", que é quando há cordas q só podem ser compradas em maiores volumes, e assim o ppl combina e compra para várias pessoas... ou então para os portes ficarem mais em conta...

Vou então fazer o começo:

Cordas que já experimentei:

D'Addario ProArté:
não gosto, som muito plastico das três cordas de cima e longo periodo de tempo até começarem a soar melhor. Os baixos no entanto são bons e duram bastante. Servem como cordas de estudo para as guitarras dos nossos alunos devido á boa relação preço/qualidade hehe...

Savarez Alliance:
cordas bastante aceitáveis, o som dos agudos é bem mais brilhante do que as d'addario, mas chega a ser algo estridente... e o preço é algo elevado... apenas tentei de alta tensão, se calhar as de tensão média soam melhor, não sei.

Savarez 520R:
o som dos agudos é bastante bom, mas elas são feitas de maneira diferente: não são polidas da maneira habitual, e q supostamente deveria ser bom, só que cria um grande problema: fazem imenos ruido ao passarmos com os dedos por elas...parece as cordas de baixo... na minha opinião claramente de evitar...

Hannabach Silver200:
experimentei as duas tensões (portanto o pacote cor-de-rosa e o cinzento), mas em guitarras diferentes, portanto é dificil opinar... mas neste momento tenho as de tensão média/baixa, e não tou a achar maus, os agudos não são muito brilhantes (se calhar é só por causa da tensão reduzida), mas soam razoavelmente bem. Os graves soam bem, mas tenho feito a experiencia que não se aguentam muito tempo, comparado por exemplo com as d'addario...

Hannabach Titanyl:
Supostamente a maior inovação deles lol, e realmente as cordas de cima tem um timbre muito bom, mas na prática acabam por ser quase inutilizáveis: desafinam muito... portanto, a não ser q queiram estar sempre a afinar (e dps de algum tempo de uso, já nem sequer afinam...), é de evitar...


E pronto, por agora só experimentei essas...
E como dá para ver, não estou nada contente lol...
Venham dai as vossas experiencias...
E já agora os sitios internet ou lojas online e tal...
Que quero comprar cordas melhores lol... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/joydivision777
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeSáb Out 17, 2009 12:20 am

Quanto ao agudos acho as Agustine Regal (nylon) uma óptima opção, pelos menos para a 1ª e 2ª cordas, pois são muito bem polidas e têm um som redondo, além de afinarem muito bem. Costumo usar a 3ª corda de carbono, podendo ser Pyramid ou Knobloch(usei só uma vez esta última e gostei bastante).

Quanto aos baixo ainda não encontrei uns que realmente me satisfizessem...

Provavelmente vou voltar a experimentar cordas, pois estou outra vez a tocar na alhambra...
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
elias




Guitarra : Stanislaw Partyka
Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 39
Localização : Aljezur / Évora

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeSex Dez 11, 2009 7:25 pm

Ora, vamos dar nova vida esta topico lol...

Estive agora um mês a tocar com as 3 cordas de cima da Knobloch Carbon. No inicio requeria mta habituação, dado a maior tendencia das cordas para o som ficar estridente. Mas depois de adaptar o meu ataque, consigo agora tirar som redondo e bonito, mas com uma presença e sustain impossiveis em Nylon. Gostei bastante. Tem é um problema: não afinam muito bem... mas também não é muito grave, pelo menos não tão mau como com as Titanyl.
Mas depois é que aconteceu algo curioso: tinha ainda as cordas de baixo da Hannabach, e só troquei com as da Knobloch quando estavam mais gastas, e ai fiquei boquiaberto: a corda de Ré não afinava em relação ao Sol! E também a 6ª corda estava estranha... a sério, nunca vi cordas de baixo que afinassem tão mal... será que a Knobloch também meteu filamentos de carbono nas cordas de baixo? Admirava-me muito, porque de som não notei diferença e só pelo preço não iriam fazer isso, digo eu... se calhar apanhei um lote "mau", não sei...
Só sei que dps comprei um pacote Hannabach para substituir as cordas de baixo e já voltou ao que era... Rolling Eyes

Vou agora mandar vir cordas pela internet do saitenkatalog.de, quero experimentar algumas cordas de nylon para a primeira corda (e se calhar tb a 2ª), a ver se encontro umas que me satisfazem no som, de maneira a ter de usar apenas a 3ª corda em carbono com a vantagem de não ter problemas de afinação e se calhar conseguir um som algo mais equilibrado (porque por mt q me esforça para tirar som redondo, a primeira corda em carbono ainda soa algo mais dominante do que devia...).
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/joydivision777
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeDom Dez 20, 2009 10:37 am

Queria fazer algums comentários, sobre os vossos posts das cordas. Já experimentei os tytanil da Hannabach e não acho nada que desafinam. Uma vez as cordas estabilizadas, após 3-4 dias estão estáveis e ácho que estas cordas são uma opção excellente porque associam um timbre agradavel e nitido a uma boa projecção.

Uma boa opção é o Mix Hannabach azul 815 com a 2º e 3º em carbono corrente da Hanna bach e a 1 ª augustin azul. Isto é uma bellissima solução com muita pinta.

Por outro lado vale a pena reclamar junto dos fabricantes - por escrito(em ingles pasa) por correio (ctt) não internet, quando temos cordas que tem caracteristicas de locura iminente. Já recebi da Hannabach por exemplo várias cordas e um jogo de borla com um paninho para limpar a guitarra - sem contestação - por causas duma reclamação. é preciso ver que as vezes há problemas de fabrico e isto não é o defeito duma determinada marca ou tipo de cordas mas é humano.

A augustin azul ficou com essa fama de desafinar, mas é tudo polémica, são cordas óptimas e eu uso com frequência e são baratos.

Também a considerar é La Bella 2001 tensão forte ou medium forte.

Relativo à problematica geral da desafinação e das cordas quero comentar o seguinte:O guitarrista dispõe actualmente de uma grande variedade de cordas, com as mais diversas características – o que nem sempre é pacífico em questões de boa afinação do instrumento. Uma guitarra está normalmente compensada na ponte e as vezes na pestana para um certo caso especifico de cordas mais tradicionais como augustin azul ou d’addario J45 ou J46. Mudando para cordas de carbono por exemplo, a guitarra pode eventualmente passar a desafinar. Também cordas demasiado novas ou demasiado velhas tem tendência para desafinar. A melhor opção é optar por um certo tipo de cordas que funcionam bem com o instrumento e mandar compensar a guitarra para este caso específico e depois ficar fiel a esta opção. Compensar um guitarra é uma manobra pouco dispendioso e pode melhorar muito a afinação geral do Instrumento. Na pratica isto consiste em avançar ou recuar ligeiramente o ponto de apoio em certas cordas a nível da ponte e da pestana. Como a guitarra é um Instrumento tipo “bem temperado”há mesmo assim sempre um certo grau de desafinação relativamente a uma escala ideal. Mas é certo que com um intervenção bastante simples pode-se melhorar muito o grau de afinação geral de quase todos os instrumentos

comentem

um abraço a todos

christian
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
Mafia777

Mafia777


Guitarra : Alhambra 6P
Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 45
Localização : Lagoa

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeTer Dez 22, 2009 8:51 pm

Concordo com o Christian em relação ás tytanil.
Eu tambem as uso e não desafinam tanto assim,e tem uma optima qualidade de som.
Ir para o topo Ir para baixo
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 12:47 pm

Caro Mafia,

a questão é precisamente essa - são as cordas ou as guitaras que desafinam?? na realidae são as guitarras que desafinam porque um determinado instrumento tem de ser preparado especialmente para utilizar um tipo de cordas que tem caracteristicas bastante diferents daquilo para o qual o Instrumento foi concebido. Quase todas as guitarras são concebidas para usar cordas de nylon. Na verdade carbono e tytanil etc tem caracteristicas muito diferentes do nylon....Nos tytanil também os baixos tem um núcleo bastante diferente do habitual. Existem precisamente tipos de cordas que tem comportamentos de tal maneira diferentes relativo ao standard previsto que se torna impossível afinar o Instrumento - mas a culpa não é das cordas
Não quero ser chato mas convêm ter isto em conta

um abraço

christian
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
Mafia777

Mafia777


Guitarra : Alhambra 6P
Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 45
Localização : Lagoa

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 1:24 pm

Pois!!!
Depende muito do intrumento.
Eu tenho uma Alhambra 6P e pareçe que essas cordas foram feitas pa essa guitarra Very Happy tem um som tão bom,o melhor que já tive na minha guitarra até hoje.
No entanto tenho malta amiga com guitarras diferentes da minha e não gostam dessas cordas e o som realmento não é tão bom.
Ir para o topo Ir para baixo
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 1:28 pm

Bates no ponto Cool - aqui está a questão - temos de encontrar as cordas que funcionam bem com o nosso instrumento em termos sonoros.

um abraço

christian
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
Júlio António Gomes




Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/11/2010

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeTer Nov 16, 2010 1:22 am

Vivam!

Há cerca de dois anos comprei uma 11P que vinha com EXP45 da D'Addario.
Por esta razão continua a utilizar essas cordas que me parecem mto boas. Gostaria de saber a vossa opinião.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeTer Nov 16, 2010 8:27 pm

Olá,
.
há muita gente que utilize J45 e J46, mesmo profissionais. Embora nalgumas guitarras os agudos soam um pouco a plastico, são cordas boas. Não conheço EXP45.

um abraço

christian
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
Júlio António Gomes




Guitarra : Alhambra 11P
Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/11/2010

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeTer Nov 16, 2010 8:58 pm

Boas

As Alhambra eram vendidas com estas cordas (pelo menos qdo comprei a minha). +- 12€

http://store.daddario.com/category/146039/EXP45_Classical_Normal_Tension

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeQua Nov 17, 2010 1:33 pm

olá,

pelo que vejo no link a diferença é apenas no tratamento anticorosão dos baixos - os agudos são iguias aos J45. Basicamente é o que muita gente use. Pode-se comprar jogos de 3 sets de J45 e J46 pela Interent por pouco mais de 20 euros.

cumprimentos

christian
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
serodio




Guitarra : XP AG100BK
Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/01/2011

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeQui Jan 06, 2011 1:06 pm

Boas a todos!


Será que alguém me poderia dar uma pequena ajudinha?!? scratch

Tenho uma guitarra folk de baixo custo uma XP AG100BK com cerca de dois ou três anos. Comprei-a porque há muitos anos que não pegava numa guitarra e deu-me o bichinho outra vez...
Nunca troquei as cordas e ela vem com umas cordas de que não faço ideia o que são, mas parecem-me ser de aço ou algo do género (sou um leigo...)
Apesar de achar que têm uma boa sonoridade devido a não lhe pegar há algum tempo, as cordas deixam-me os dedos em muito mau estado (falta calo..).
Pensei em colocar umas cordas com uma tensão mais baixa, para poder praticar durante mais tempo seguido, mas sem perder a qualidade no som.

Não sei que tipo de cordas lhe deverei colocar, ou de que marca...

Alguém me pode dar uma mãozinha? What a Face

Obrigado!

É igual a esta:

Tópico das Cordas 2960427976
Ir para o topo Ir para baixo
José Farinha

José Farinha


Guitarra : António Raya Pardo;José Ramirez aniversário 125 anos; Romantica Lacotê de Carlos Abreu; Panormo de Zalapa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 50
Localização : Évora

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: e porque não deixar a minha Opinião????   Tópico das Cordas Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 12:34 am

Olá Caros amigos,
O tema das cordas sempre foi bastante complicado, pois todos (a maior parte) os guitarristas e luthiers sabem que é necessário experimentar muitas cordas para determinado instrumento,
pois cada instrumento responde de forma diferente à mesma corda. quanto à desafinação penso que é bom lembrar que um dos problemas pode passar por más cravelhas.
Quando se coloca uma corda no instrumento, temos que ter atenção à qualidade do timbre, projecção e elasticidade da mesma.
eu por mim neste momento, o que não quer dizer que não mude novamente Smile lolol, na Guitarra Raya Pardo uso Savarez Corum nos baixos tensão forte, e alliance nos agudos tensão normal.
Devo dizer que na minha ramirez as Augustine regals são perfeitas.
Em tempos usei as dadario, mas já nao quero mais Smile
Na minha Guitarra romantica, uso nos baixos aquila ambra e nos agudos pyramide de carbono e 1ª de nylon (por medida). fica maravilhoso, mas ainda vou experimentar as savarez e royal classics para romantica.
abraço
Zé Farinha
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.josefarinha.weebly.com
bororeh




Guitarra : Olímpio Medina (Jacarandá)
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/07/2011

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeSáb Jul 16, 2011 8:25 pm

Onde vocês costumam comprar cordas? Quanto pagam pelo produto escolhido?
Hoje comprei cordas ProArte Daddario em Coimbra (Praça 8 de Maio, loja Olímpio Medina) e achei caro, 16,70 euros.
Ir para o topo Ir para baixo
christian schwengeler

christian schwengeler


Guitarra : Christian Schwengeler Lisboa
Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/12/2009

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitimeSeg Jul 18, 2011 12:12 am

Há muita gente que manda vir da Alemanha do saitenkatalog.de. È um site que tem versão em várias línguas. As D'addario proarte existem em embalagens de 3 jogos por cerca 20 euros mais portes. Eles tem mutas cordas de todas as marcas e para todos os instrumentos. Se mandares vir em conjunto com alguns colegas compensa, já que à partir de 100 euros não se paga portes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://segredodaguitarra.blogspot.com
Dranhitos




Guitarra : Samuel Carvalho double-top
Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 41
Localização : odivelas

Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: cordas dadario pro art   Tópico das Cordas Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 12:25 am

eu em lisboa, compro em qualquer loja essas cordas a 12 euros , 10 euros... claro que foram caras de mais a 17 euros... abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/watch?v=-2kIlMBzmU0
Conteúdo patrocinado





Tópico das Cordas Empty
MensagemAssunto: Re: Tópico das Cordas   Tópico das Cordas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tópico das Cordas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guitarra Clássica :: Técnica,Guitarras e Unhas :: Técnica, Guitarras, Construtores e Unhas-
Ir para: