Guitarra Clássica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guitarra Clássica


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Unhas de Mão direita

Ir para baixo 
+3
marcoleal
Dranhitos
JDiogoLeitao
7 participantes
AutorMensagem
JDiogoLeitao
Admin
JDiogoLeitao


Guitarra : Alkis e Alhambra 11P
Mensagens : 114
Data de inscrição : 10/09/2009
Idade : 34
Localização : Gondomar/Évora

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeSex Out 16, 2009 1:57 pm

Olá Carlos! Bem-vindo ao fórum! Esse é um eterno problema de todos os guitarristas e que não é muito fácil de explicar através de um texto até porque não temos todos unhas iguais e como tal o que funciona para mim pode não funcionar para ti. No entanto, há algumas ideias gerais que deves ter em consideração.

Primeiro aconselho-te a ires a uma drogaria comprar lixas de água de vários números: 800 para lixar, 1000/1200 para retocar e 2000 para limpar areias e amaciar a unha.

Quanto à forma da unha tens que ter em conta os teus dedos: dedos finos precisam de unhas com uma maior superfície de ataque do que dedos grossos, que podem ter unhas mais pontiagudas. Depois tens que ter em conta o tamanho da unha de forma a que, quando tocas a corda, a polpa do dedo também toque a corda.
Estica a mão direita com as unhas viradas para ti: a parte esquerda de cada unha deve ser ligeiramente mais curta, para não prender na corda e para o resto da unha "deslizar" um pouco na corda.
Arredonda bem todas as arestas da unha!

Espero ter-te ajudado... Depois diz como correu
Ir para o topo Ir para baixo
https://guitarraclassica.forumeiros.com
Dranhitos




Guitarra : Samuel Carvalho double-top
Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 41
Localização : odivelas

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: unhas   Unhas de Mão direita Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 3:54 pm

Carlos escreveu:
Alguém se importa de fazer um post a explicar como se faz as unhas? É que ainda tou a iniciar na "arte" de faze-las e tenho tido algumas dificuldades ...
Complicado de explicar assim, é dificil conseguir ter umas unhas propicias ao bom som, sem ter alguém a frente a explicar como limar e lixar as unhas... o bom som na guitarra é das coisas mais dificeis de atingir...
Temos casos de guitarristas profissionais, que não tiram muito bom som...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/watch?v=-2kIlMBzmU0
Dranhitos




Guitarra : Samuel Carvalho double-top
Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 41
Localização : odivelas

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeTer Out 27, 2009 11:39 am

Carlos escreveu:
Alguém se importa de fazer um post a explicar como se faz as unhas? É que ainda tou a iniciar na "arte" de faze-las e tenho tido algumas dificuldades ...
tens professor carlos???
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/watch?v=-2kIlMBzmU0
Dranhitos




Guitarra : Samuel Carvalho double-top
Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 41
Localização : odivelas

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeTer Out 27, 2009 10:57 pm

Carlos escreveu:
Boas,
Obrigado pelas respostas, ainda não tinha dito nada porque ainda não fiz o que o João me aconselhou. Quanto ao professor, sim tenho e ele já me explicou como é, mas ainda nao domino a técnica e várias opinões nunca são demais ; ) além de que se alguém postasse aqi uma explicação detalhada digamos sempre enriquecia o fórum.
Fiquem bem
Pensava que não tinhas professor, carlos... Assim será mais facil para ti:-)
Eu não saberia explicar por aqui, como faço com as minhas unhas...
Há varias maneiras de limar as unhas..depende de como queres o som, ha também varias formas para as deixar... Arranja o video do livro do scott tennant "Pumping Nylon" , ele la dá uma boa explicação...
Se quizeres um som mais há david russell a forma das unhas ja tem de ser diferente... acho que o david russell tambem tem qualquer coisa, a dar a explicação dele... procura no youtube...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/watch?v=-2kIlMBzmU0
marcoleal




Guitarra : Rafael Ortega
Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/09/2009
Idade : 48
Localização : Açores

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeQua Out 28, 2009 12:03 am

Na verdade nao te posso ajudar pois é algo muito pessoal... agora quando a minha prof. ajusta as minhas unhas elas ficam espectaculares coisa que eu ainda nao consigo sozinho, é dificil .Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Dranhitos




Guitarra : Samuel Carvalho double-top
Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 41
Localização : odivelas

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeQua Out 28, 2009 12:07 am

marcoleal escreveu:
Na verdade nao te posso ajudar pois é algo muito pessoal... agora quando a minha prof. ajusta as minhas unhas elas ficam espectaculares coisa que eu ainda nao consigo sozinho, é dificil .Abraço.
Eu até ao sexto grau, não conseguia controlar isso sozinho... precisava muitas vezes do toque magico, do meu professor...
Agora, é que ja tou a controlar melhor...Mas cheguei a pensar que n tinha jeito para tratar das minhas unhas de maneira nenhuma...ehheheh
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/watch?v=-2kIlMBzmU0
elias




Guitarra : Stanislaw Partyka
Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 39
Localização : Aljezur / Évora

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeQui Nov 05, 2009 10:49 pm

Realmente é um dos grandes temas... e muito dificil de explicar á distancia, com muitas opções validas, dependendo de cada um... Acho q já foi dito quase tudo...
A forma é um factor, mas o comprimento tb... Pessoalmente é esse ultimo q ainda tneho andado a ajustar, mas cheguei á conclusão q gosto delas um pouco mais compridas...
Para isso há q ter tb em conta a forma das unhas, quando vistas de lado: se forem muito curvas, precisam de ser mais compridas, se forem mais direitas, mais curtas...

E sim, ainda ontem ouvi uma gravação muito fixe, dum guitarrista-compositor muito bom, mas que peca precisamente nesse aspecto: o som da mão direita...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/joydivision777
Mafia777

Mafia777


Guitarra : Alhambra 6P
Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 45
Localização : Lagoa

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeTer Nov 24, 2009 12:44 pm

Esse é o grande problema,pelo menos para mim,para quem esta no inicio e mesmo já num estado avançado.

Mas existe um bom dvd que explica bem a forma das unhas e posições de ataque,ele até faz as demostrações com uma unha e cordas em tamanho gigante , é um abuso Smile

É o dvd do WILLIAM KANENGISER-"Classical Guitar Mastery"
Ir para o topo Ir para baixo
André Tempera




Guitarra : Giannis Paleodimopoulos (www.guitar.com.gr)
Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/12/2009
Idade : 41
Localização : Lisboa

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeTer Dez 01, 2009 4:43 pm

Ainda ontem falei com o prof. Dejan Ivanovic acerca disto...
Todas as dúvidas são naturais, havemos de passar a vida toda à procura do formato e comprimento ideais.
O que é importa é se estamos ou não satisfeitos com o som que temos, se queremos melhorar mudamos as unhas, se achamos que estamos bem assim não mudamos. Sem stress.
Todas as experiências são válidas...desde que não seja na véspera de um concerto...

Já agora partilho a "nova tecnologia" no âmbito do tratamento da unhaca:
Micro Mesh, lixa de tecido. A folha mais grossa é de 1500 e a mais fina é de 12000(!!!)
Comecei a usar há pouco tempo portanto ainda não tenho uma opinião muito fundamentada.
Quem quiser experimentar pode mandar vir da chanterelle
https://www.chanterelle.com/shop/

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
João Mascarenhas




Guitarra : Alhambra 11p
Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 33
Localização : Portimão/Lisboa

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeSex Jul 16, 2010 7:11 pm

Até há pouco tempo tinha problemas de cálcio e quando comecei a tocar com unhas (3º grau, penso eu) elas partiam-se. Desenvolvi então com o meu professor um som sem unha mas no 7º grau teve mesmo de ser. Agora já não se partem mas os problemas são outros: tamanho e formato. Uso lima para a forma, lixa 1000 para retoques e 2000 para polir mas, apesar do material, nem sempre acerto no tamanho e formato certos.
Mafia, onde é que se arranja esse dvd? Parece útil.
Ir para o topo Ir para baixo
Mafia777

Mafia777


Guitarra : Alhambra 6P
Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 45
Localização : Lagoa

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeSex Jul 16, 2010 7:44 pm

Epá...quem me arranjou foi o prof Gonçalo...neste momento esse dvd anda a rodar pla malta Smile Smile mas se quiseres posso arranjar-te para gravares...porque cá é dificil de arranjar,tens que mandar vir de fora.
Ir para o topo Ir para baixo
João Mascarenhas




Guitarra : Alhambra 11p
Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 33
Localização : Portimão/Lisboa

Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitimeSex Jul 16, 2010 7:52 pm

Mafia777 escreveu:
Epá...quem me arranjou foi o prof Gonçalo...neste momento esse dvd anda a rodar pla malta Smile Smile mas se quiseres posso arranjar-te para gravares...porque cá é dificil de arranjar,tens que mandar vir de fora.

Pois, fui ao site e não me pareceu muito fácil...
Mas se puderes arranjar por mim óptimo Smile
Se quiseres deixa numa das secretarias das escolas de música que eu passo por lá e devolvo da mesma maneira.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Unhas de Mão direita Empty
MensagemAssunto: Re: Unhas de Mão direita   Unhas de Mão direita Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Unhas de Mão direita
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guitarra Clássica :: Técnica,Guitarras e Unhas :: Técnica, Guitarras, Construtores e Unhas-
Ir para: